quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A verdade sobre a mentira!


A verdade sobre a mentira!

O ser humano é mentiroso por sua própria natureza. Já Adão e Eva, em Gênesis, se desentenderam por causa da mentira. Quando Adão comeu do fruto proibido, colocou a culpa na mulher. Quando Deus questionou a mulher, ela colocou a culpa na serpente. Na verdade, ambos mentiram, pois sabiam que a culpa era deles mesmos.
No Novo Testamento, em Atos, a farsa continua. Ananias e Safira vendem a sua propriedade e informam um valor menor ao sinédrio, a fim de que pagassem menos dízimos e impostos.
Hoje em dia, a mentira continua. É até mais fácil acreditar na mentira do que na verdade, já que ela é mais divulgada e aceita em todo o mundo.
E a mentira começa desde cedo, quando a criança recebe um presente que não gostou e a mãe o obriga a dizer que gostou. A mãe está ensinando o filho a mentir. Melhor mentir um pouquinho do que dizer a verdade e passar vergonha. A verdade dói, já sabemos. Mas a mentira, quando descoberta, machuca muito mais.
A mentira também acontece no dia-a-dia. Duas mulheres se encontram, depois de muito tempo, e uma diz para a outra: Nossa, como você está bonita, mais magra? E a outra diz: E você, como está bem vestida e sua pele bem corada! Quando as duas se deixam, logo pensam: Baranga! Que horror aquele vestido!

Essa é a verdade: Somos ensinados a mentir. E aprendemos. Estamos acostumados a mentir. E não nos importamos mais. No mundo dos negócios, a mentira é quase considerada como um talento, um sinal de inteligência. A mentira pode levar ao sucesso. Na verdade, bem na verdade mesmo, vc não está vencendo, está passando os outros para trás. E isso não é vencer, é permanecer parado.
Mentira acontece nas pequenas coisas, num falso sorriso, num falso perdão, numa falsa doação, num erro de troco a mais (sim, pois quando é a menos para nós logo queremos ser honestos e dizer: Olha, você errou no troco) e assim por diante. Quem mente nas pequenas coisas, mente nas grandes também.
E por falar nas grandes, estamos cansados já de nossos políticos. Mentem descaradamente para conseguir seus objetivos, concretizar os seus sonhos e encher os bolsos de dinheiro. Não são todos, é verdade. Lembro de "alguns" presidentes de senado: mentem debaixo do nosso próprio nariz... e quase achamos que fala a verdade. Já dizia o ditado: “A mentira muitas vezes dita vira verdade”. Não pode ser assim. A mentira jamais deve prevalecer em nossas mentes.
Há mentira de tudo, em tudo e por tudo. Mentira na terra, no ar, no céu. Mentira nos protestos. Mentira nas promessas. Mentira nos progressos. Mentira nos projetos. Mentira nas convicções. Mentira nas soluções. Mentira nos homens, nas mulheres, nas crianças, nos atos e nas coisas. Mentira no rosto, na voz, na postura, no gesto, na palavra, na escrita. Mentira nos partidos, nas coligações e nos blocos. Mentira nas instituições, mentira nas eleições. Mentira nas apurações. Mentira nas mensagens. Mentira nos relatórios. Mentira nos inquéritos. Mentira nos concursos. Mentira nas responsabilidades. A mentira tomou conta geral.
Quando dizemos: Você é um mentiroso, já ninguém mais se espanta. Agora, quando dizemos: "Olha, você foi muito direto”, as pessoas logo arregalam os olhos e surpreendem-se. Normal, hoje em dia, é ser mentiroso.
E não me venha com essa de meia mentira ou meia verdade. A mentira é como um buraco. Não existe meio buraco. Ou é um buraco ou não é.
Já dizia o ditado: “Quem conta um conto, aumenta um ponto”. Mentira. Quem conta um conto, aumenta um ponto, uma vírgula, um parágrafo e ainda muda o título.
Por isso vos digo, a verdade não pertence ao ser humano. A verdade vem de Deus. Deus foi quem mandou Jesus Cristo para lhes comunicar: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Cristo é a verdadeira verdade. Quem está em Cristo é verdadeiro, quem o abandona, é um enganador, um falso e mentiroso.
Quem conta uma mentira está preso a ela. Tem que continuar a mentir, a mentir e a mentir para que a mentira passada não seja revelada. E se torna escravo de sua mentira. É aprisionado pelos seus próprios atos e por seus pensamentos e palavras. Quem liberta é Cristo, quem liberta é a verdade.
Isso, meus amigos, é a mais pura verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário